quinta-feira, 26 de novembro de 2009
O relatório é um instrumento que nos permite sintetizar um projecto desenvolvido, expor os resultados obtidos e até apresentar sugestões e recomendações para melhorar o dito projecto.
O relatório do projecto desenvolvido deve obedecer a uma apresentação formal, idêntica à de um trabalho escrito, devendo ser composto por:
1. Capa: nela deve constar o nome do autor e o título do trabalho.
2. Página de rosto; nesta página deve indicar-se o nome da escola, a disciplina a que se destina o trabalho; o título do trabalho, o nome do autor e a data de apresentação.
3. Índice: este refere as partes constituintes do trabalho, as quais devem ser numeradas.
4. Introdução: na introdução deverá ser posto em evidência o interesse e a importância do tema seleccionado e a metodologia utilizada para o desenvolver.
5. Desenvolvimento: constitui o corpo central do trabalho. Convém ser redigido com cuidado, e se possível ilustrado, tendo como base nas informações obtidas. Mesmo sendo um relatório, o tema proposto, deverá ser tratado não desordenadamente, mas subdividido em pequenas partes, identificadas também no índice.
6. Conclusão: esta serve para fazer o resumo breve do que se pretendeu demonstrar ao longo do trabalho. Nela poderão ser apresentadas dificuldades sentidas, objectivos alcançados e sugestões para melhorar o relatório.
7. Anexos: podem incluir documentos que serviram de apoio ao trabalho, gráficos, mapas, quadros, gravuras.... e devem ser numerados (anexo 1...) e legendados.
8. Bibliografia. A bibliografia deve ser apresentada por ordem alfabética dos apelidos dos autores cujas obras foram consultadas. Deverão ser também indicados sites consultados na Internet , privilegiando sempre as páginas em português e CD-Rom’s educativos.
A indicação da bibliografia deve seguir as regras do exemplo:
CORTESÃO,Jaime, Memórias da Grande Guerra, Portugália Editora, Lisboa,1968.
0 comentários:
Enviar um comentário