quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
No dia 12 de Dezembro de 2011 visitámos Museu Coleção Berardo no Centro Cultural de Belém graças à iniciativa conjunta dos professores de Geografia A e de História A. O propósito era o de observar e explorar duas das exposições temporárias que aí se encontravam.
Iniciámos o nosso percurso com a Exposição VIK.
Simplesmente deslumbrante! Recorrendo a materiais pouco convencionais, o artista plástico brasileiro, Vik Muniz apresenta trabalhos fotográficos realizados a partir de técnicas e elementos quotidianos tão diversos como papel recortado, lixo, calda de chocolate, algodão, diamantes, caviar, ketchup. Utiliza também esses materiais para recriar grandes ícones da fotografia e da pintura como a réplica da Mona Lisa de Leonardo da Vinci em geleia de morango e manteiga de amendoim. Os resultados são surpreendentes…. e mostram-nos que a criatividade não tem limites.
Visitámos em seguida a Exposição A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial. Observámos dezenas de cartazes impressos pelos vários países envolvidos no conflito com o objetivo de mobilizar as populações para o esforço de guerra e para alcançar a vitória. Utilizados como forma de propaganda, os cartazes impressos inspiravam ao patriotismo e apelavam ao contributo individual e coletivo a bem da causa nacional. Percebemos que também propaganda, mesmo em tempo de guerra pode constituir uma forma de arte, capaz de provocar emoções e alterar o curso dos acontecimentos.
Alunos do 12º3