Visitámos o Museu de Odrinhas!

sábado, 16 de janeiro de 2010


No dia 11 de Dezembro fizemos uma visita de estudo ao Museu Arqueológico de Odrinhas em Sintra. Connosco ia a turma 5 do 5º ano e a turma 3 do 10ºano.
A Guia que nos recebeu e acompanhou, durante a visita, explicou-nos que os Romanos deixaram em Sintra vários vestígios da sua presença e que o Museu contém uma importante colecção arqueológica proveniente do Concelho.
Começamos por visitar a Basílica onde se encontravam várias lápides com inscrições funerárias e religiosas em latim, que pertenceriam a populações romanizadas que tinham as suas propriedades rurais (villae) na região de Sintra.

Foi-nos explicado o significado de algumas dessas inscrições e, depois de termos visto um powerpoint sobre a ocupação romana em Sintra, fomos para uma sala aprender a escrever à maneira romana. Utilizámos como material, tabuinhas de cera e com ajuda de um estilete, fizemos a nossa própria inscrição em latim, de acordo com o modo como os romanos desenhavam as letras. Verificámos que entre o Latim e o Português existem muitas semelhanças.


Inscrevemos o nosso primeiro nome, a filiação o cognome latino que escolhemos, e a idade. E este foi o resultado….

Tabuinhas enceradas personalizadas que levámos
para casa como recordação de um dia diferente!

Alunos do 5º1

Visitámos o Palácio de Queluz!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


No dia 4 de Dezembro fomos visitar o Palácio de Queluz . Percorremos o interior do edifício e ficámos deslumbrados com a riqueza decorativa das salas (sobretudo as do Trono, da Música e dos Embaixadores). O guia explicou-nos um pouco da história e das características deste palácio. Foi construído por D. Pedro de Bragança, marido da rainha D. Maria I, para ser residência de veraneio da família real. Tornou-se residência permanente do príncipe regente, D. João (futuro D. João VI) e da família real até à invasão francesa de 1807. Foi-nos explicado que arquitectura do palácio revela a influência dos estilos barroco, rococó e neoclássico, cujas características já tinhamos aprendido na aula.



Ficámos também a conhecer algumas das vivências quotidianas do Palácio, porque, esta visita incluía uma surpreendente animação da época setecentista

Já no final da visita assistimos a um teatro, protagonizado por um duque, uma marquesa e três irrequietos fantoches, em que também participámos.


Alunos do 6º1 e do 6º2